Boudoir

0
5434

ENSAIO BOUDOIR – Significado

Um estilo fotográfico que cada vez mais, ganha popularidade, trabalhando a sensualidade e erotismo em uma forma sensível, normalmente sem nudez.

A palavra boudoir, que tem sua origem na língua francesa, e é pronunciada da seguinte forma: “Budoar”. Significa uma pequena sala elegante muitas vezes relacionada com o local onde as aristocratas francesas podiam receber pessoas íntimas enquanto descansava ou terminava de se vestir após o banho. Sugerindo a ideia da mulher que ainda não se encontra totalmente vestida ou arrumada. No início do século XX o termo foi apropriado pelos fotógrafos, para classificar um determinado gênero de fotografia realizada em cenários que sugeriam um ambiente íntimo feminino.

Os primeiros registros de ensaios boudoir são da década de 1920 e de lá para cá houve uma grande evolução. Hoje o significado de boudoir na fotografia remete a um estilo fotográfico sensual e que algumas vezes devido a um pouco mais de ousadia pode até mesmo chegar ao sexy, porém atendo-se muito mais ao erotismo sugerido, do que a nudez explicita que costuma ser evitada.


As sessões geralmente são feitas em um quarto com iluminação adequada, alguns fotógrafos usam também, pousadas, motéis, e até mesmo fotos externas. Porém alguns cuidados precisam ser tomados para se obter a confiabilidade da modelo, além disso, deve-se lembrar que vamos lidar com medos e a fragilidade de uma pessoa: Sempre deixe a modelo a vontade conversando sobre assuntos variados; evite ao máximo falar sobre o fato de ela estar exposta em sua frente; caso haja a necessidade de toca-la, peça permissão e avise o que pretende; caso queira que ela tire alguma parte da roupa, seja ela íntima ou não, peça que ela mesma o faça; peça também, que ela faça uma playlist de músicas que a deixem relaxada e descontraída; faça com que o ambiente fique leve, isso fará com que a modelo se sinta mais a vontade.