Como fazer um video time-lapse

0
1573

 

Você provavelmente tropeçou em um incrível trabalho de time-lapse e simplesmente não conseguiu tirar essas imagens e sentimentos únicos da sua cabeça. Possivelmente, você está fascinado pela natureza e as mudanças lentas que ocorrem durante um período de tempo. – uma flor que floresce, um pôr-do-sol ou um nascer da lua. Talvez fosse um projeto de construção ou uma paisagem urbana de noite, cheio de atividade e produção. De qualquer forma, foi a captura da mudança de uma maneira que normalmente não vemos, a narração de uma história e mudança que faz com que o lapse de tempo seja o que é.

Vamos começar…

O que é um vídeo de time lapse?

Time-lapse é uma técnica cinematográfica em que cada quadro do filme final é capturado em uma certa quantidade de tempo (e é por isso que ele é chamado de “tempo lapso”) que é mais longo do que aquele em que aparece.

Graças a este método de captura da cena, podemos acelerar o tempo que passa, a tal ponto que podemos ilustrar algo que normalmente não seria notável (por exemplo: o movimento relativo das estrelas, o movimento simples das nuvens, derretimento de cubos de gelo em um copo de suco de laranja, etc.)

A técnica do lapso de tempo é capaz de produzir resultados fantásticos, e sua aplicação pode abranger qualquer coisa, desde documentários da natureza até a realização de um clipe de negócios ou a simples narração de uma história.

Como fazer acontecer?

Para dar bons primeiros passos, vamos precisar de alguns itens que nos ajudaram muito.

O equipamento básico necessário para criar um lapso de tempo, é uma câmera, um tripé e um software apropriado.

Tripé

No entanto, alguns equipamentos são recomendados para melhorar o seu desempenho, um deles é o tripé. A menos que você tenha uma grande resistência e não se importe em ficar de pé segurando a câmera por um longo tempo, um tripé pode ajudar a manter a estabilidade das imagens e deixá-lo livre para fazer outras coisas. Se você não tiver um tripé, encoste sua câmera entre alguns livros, ou faça uma base personalizada para ela.

Intervalometer

Se você tiver uma DSLR, você pode comprar um intervalometer, também chamado de controle remoto ou temporizador. Com ele, você pode programar a câmera para tirar fotos em momentos e intervalos pré-determinados, como uma foto a cada 5 segundos, ou a cada minuto, e assim por diante.

 

Ideias

Você provavelmente já tem algumas ideias em mente, mas aqui está o que podemos fazer no caso de você ter deixado sua criatividade em casa.

Nascer do sol, pôr do sol, ou do nascer ao pôr-do-sol

Podridão de frutas

Flor em flor

Crescimento da planta

Derretimento do gelo

Movimento de nuvens

Movimento das estrelas (é necessário um céu claro)

Movimentos de uma rua movimentada da cidade

 

Liso ou bloqueado?

Antes que você fique excitado e experimente seu primeiro projeto de fotografia Time-lapse, recomendamos que você comece pensando em frente o intervalo de cada foto, ou seja, o tempo de pausa entre cada foto; será que vai ser 1 segundo? 10 segundos? 1 minuto? 1 hora? Etc. Vamos entrar em mais detalhes.

Liso (intervalo mais curto) um intervalo mais curto entre cada foto dá-lhe uma saída de vídeo mais suave. Geralmente, é usado para disparar algo com um estado de mudança ligeiramente mais rápido, por exemplo, derretimento de gelo, movimento de nuvens ou rua movimentada da cidade. O intervalo mais curto geralmente está em torno do intervalo de 1-1 horas por imagem.

Bloqueio (intervalo mais longo) O intervalo mais longo entre cada foto tende a dar-lhe uma saída de vídeo mais bloqueada. Geralmente, é usado para disparar algo com um estado de mudança mais lento, por exemplo, o progresso de um edifício ou o apodrecer de uma maçã que pode levar dias. O tempo de pausa entre cada foto pode ser bastante subjetivo, pode ser 1 hora por foto, 6 horas por foto ou mesmo 1 ou alguns dias por foto, dependendo do assunto.

Agora que você escolheu um assunto para o Time-lapse, e teve uma ideia aproximada nos intervalos, vamos dar uma olhada em como ele pode ser feito com vários tipos de câmeras, seja ela uma DSLR ou até mesmo uma webcam.

O Passo Final – Combinando Fotos Em Vídeo

Quando você terminar de filmar, você se encontrará com centenas, talvez milhares de fotos. Este passo final verá a criação do seu vídeo de lapso de tempo finalizado.

Para ajudá-lo a conseguir isso, existem muitos programas de software gratuitos que você pode usar. Alternativamente, se você comprar um Intervalômetro de Fast Forward Time, ele virá com um CD de software gratuito para ajudar a editar suas fotos nesse fantástico filme final de lapso de tempo.