Fotografia em ambientes urbanos

1
1452

Fotos UrbanasA fotografia urbana é um grande exemplo para quem quer explorar o “lugar comum” sob um novo ponto de vista. A cidade possui muitas cores, movimentos e pessoas, o que compõe um visual único. Para captar a melhor imagem, é importante que o fotógrafo consiga identificar o momento decisivo.

No meio urbano, um dos maiores desafios é olhar por um ângulo diferente a cena que faz parte do cotidiano, tornando o trabalho ainda mais difícil para o fotógrafo que já está habituado com esse ambiente.

Buscando um novo ponto de vista

Para conseguir uma imagem diferente, é importante buscar o diferente. Dentro do carro, do ônibus, do metrô ou andando pela rua, o interessante é que o fotógrafo, amador ou profissional, esteja sempre atento aos detalhes. A fotografia em ambientes urbanos também propõe ao fotógrafo um trabalho a mais: olhar com atenção aquilo que passa desapercebido, ao mesmo tempo que cuida de todos os seus equipamentos fotográficos.

Fotografia urbana x fotografia de reportagem

Uma outra armadilha do meio urbano tem a ver com o gênero que pode ser criado se o fotógrafo não tiver seu objetivo bem definido. Retratar um simples acontecimento é a características principal de uma fotografia de reportagem. Mas como diferenciá-la, então, da fotografia urbana?

Enquanto o gênero da reportagem pede uma ilustração, a fotografia urbana cria a própria narrativa e resulta de um longo trabalho nas ruas, seja para conhecer o ambiente ou experimentar diversas opções.

O que levar para fotografar na rua

Para tornar o trabalho do fotógrafo mais prático, muitas marcas lançaram produtos que têm como principal característica a leveza e facilidade para montar, utilizar e desmontar. Assim, muitos tripés e outros acessórios se tornaram itens obrigatórios para quem precisa fotografar em espaços abertos e movimentados, com condições de luz nem sempre favoráveis.

Quando for necessário fotografar sem flash ou diminuir a velocidade da câmera fotográfica, buscando efeitos diferentes, é necessário que o fotográfico possua algum instrumento que garanta a estabilidade do seu equipamento (como tripés ou monopés).

Por se tratar de um ambiente aberto, é importante que tudo esteja muito bem protegido – tanto dos efeitos do tempo (como sol e chuva), quanto a furtos. Mantenha seus equipamentos sempre à vista e, se possível, fotografe sempre em grupos, com amigos ou outros profissionais, para que você não seja um alvo fácil.

Veja as oportunidades

Fotografar em ambientes urbanos pode ser sempre uma surpresa, principalmente porque você não pode controlar o comportamento das pessoas que passam pelo local, assim como as condições climáticas. Quando não estiver com a sua câmera e avistar algo interessante, anote sua ideia e tente retornar ao local com o equipamento fotográfico apropriado para captar a melhor imagem. Extraia das oportunidades o que elas têm de melhor!

1 COMMENT