Fotografia de estúdio: quais lentes são essenciais?

0
11805

Quem é fotógrafo ou curte e se interessa por fotografia sabe que tirar fotos durante o dia é diferente de fazer cliques à noite, e que a captura ao ar livre difere muito de um estúdio fotográfico, principalmente em se tratando do tipo de lente a ser usada na câmera. Como o assunto de hoje será fotografia de estúdio, é preciso já mencionar que, para esse tipo de foto, deverão ser utilizadas as melhores lentes a fim de produzir imagens mais expressivas.

Selecionamos abaixo três tipos de lentes ideais para serem usadas dentro de um estúdio. Depois, você obterá os melhores resultados e ainda irá entender como o uso da lente correta muda consideravelmente uma foto. Confira!

Lente Grande Angular

Esse tipo de lente cria nas imagens um resultado único e uma perspectiva que, dificilmente, outras lentes criarão, ainda mais quando o estúdio onde se está trabalhando tiver um espaço limitado

Diferente da lente normal, a grande angular com distância focal entre 50mm e 55mm oferece um ponto de vista semelhante ao olho nu, ou seja, ela é capaz de captar somente o que você quer e não todo o conjunto.

Para tirar ótimas fotos com a grande angular, coloque ela no lugar da lente que está no corpo da câmera e programe a nova lente no menu da câmera digital. Lembre-se que as condições do estúdio também devem ser boas a fim de garantir cliques bacanas.

Lente Teleobjetiva

Muito empregada para fotografar somente a cabeça da pessoa, a teleobjetiva (85mm a 105mm) oferece uma perspectiva estreita e certa flexibilidade ao fotógrafo. Por isso, ele irá focar no objeto e com a lente será possível desconsiderar e desfocar o que for desnecessário no fundo da foto.

Quando estiver usando a câmera digital e a lente teleobjetiva, abra a abertura da câmera na mais ampla definição, fazendo com que o “modelo” fique isolado e o fundo desfocado. Já se quiser focar mais o fundo, diminua a definição da abertura.

Lente Zoom

Com distância focal entre 50mm e 300mm, a lente zoom é a mais usada em fotografia de estúdio por proporcionar alta qualidade de imagem e rápida troca de foco. Muito usada para fazer imagens de esportistas e animais, a lente é ideal por permitir grande aproximação do objeto.

Para clicar com a lente zoom, será preciso uma grande abertura para manter o ponto central focado. Se a sua câmera digital não tem o “modo prioridade de abertura”, não se desespere, basta utilizar o “modo paisagem”, que dará à foto o mesmo efeito.