Fundo InfinitoO fundo infinito é uma técnica utilizada para dar a máxima atenção possível do observador ao objeto de assunto, deixando o segundo plano um pouco menos nítido. Ele é indispensável na hora de montar um estúdio fotográfico de qualidade e seus principais usos são em fotos de produtos ou em retratos.

O estúdio ideal de fotografia

Esse equipamento pode ser feito com papel, tnt, tecido, borracha, ou até mesmo direto na pintura da parede. Ele dá e impressão do assunto estar localizado em um ambiente infinito, sem a presença de barreiras como as paredes, e pode ser considerado uma evolução ou aperfeiçoamento do segundo plano monótono, além de dar maior profundidade para o cenário.

O fundo infinito se torna a principal característica de qualquer estúdio de fotografia. O resultado final deve ser bem liso para que não se perca o efeito necessário da imagem. As suas cores mais comuns são o branco e o preto e são ideais para ambientes fechados.

Na hora de montar um estúdio fotográfico, você pode fabricar o seu próprio fundo infinito com certa facilidade ou comprá-lo diretamente de alguma loja que ofereça acessórios para fotografia.

Dicas para melhorar o seu estúdio

É importante também iluminar o fundo antes de fotografar de modo adequado, evitando sombras indesejadas, principalmente se ele for da cor branca.

Evite deixá-lo sujo, pois a atenção do observador pode ser desviada do assunto principal. A cor deve ser sempre fosca e o tecido ou papel não deve estar amassado, e sim liso.

Outros acessórios de fotografia também são indispensáveis para um estúdio. Não se esqueça dos tripés para dar maior estabilidade à câmera, da iluminação necessária para evitar o retorno (como um rebatedor) e procure saber o que mais será necessário para cada tipo de fotografia. Dessa forma, o resultado final sempre será melhor do que o esperado.