Será que o tripé é mesmo necessário?

0
412

Tripé

Muitos questionam o uso do tripé, se ele é realmente indispensável ou se deve ser usado somente na produção de certas imagens. No entanto, quem costuma fotografar com frequência e entende do assunto sabe o quão importante é ter um acessório como este por perto para auxiliar na realização dos mais variados tipos de fotos.

Para você entender com clareza as razões pelas quais ele é tão essencial para o fotógrafo, trouxemos abaixo os benefícios de usar um tripé e em quais situações ele não pode ser esquecido de forma alguma. Confira!

Vantagens de usar o tripé

Versatilidade: além de servir para a câmera fotográfica, o tripé pode oferecer suporte para o rebatedor, flash ou lâmpada, proporcionando uma qualidade superior às suas fotografias.

Segurança: em fotos externas e de estúdio, ele é excelente para deixar a câmera parada enquanto o fotógrafo olha, analisa, ajusta a iluminação e a posição de objetos da cena para garantir o sucesso do clique final.

Nitidez: mesmo quando a fotografia for feita à luz do dia, o uso do objeto é importantíssimo para evitar aquelas temíveis “tremidinhas” e assegurar que a imagem fique muito mais nítida.

Conforto: como algumas câmeras são realmente pesadas, o uso do tripé auxilia o fotógrafo, permitindo que ele fique mais confortável e consiga obter uma imagem melhor.

Quando usá-lo

Fotografias noturnas e do pôr-do-sol: pelo fato de o obturador utilizar uma velocidade baixa, pode acontecer de a foto ficar tremida. Por isso, o uso do tripé é fundamental para que isso não aconteça. Se for possível acionar o disparador automático, a imagem terá uma qualidade ainda melhor.

Fotografias de esporte: as lentes usadas para esse tipo de fotografia são geralmente as teleobjetivas, que pesam e limitam a mobilidade do fotógrafo. Com um apoio, dá para seguir o movimento da pessoa/objeto e obter a estabilidade e qualidade desejadas.

Fotografias da natureza: como podemos levar horas para conseguir a tão esperada pose do animal, é preciso que a câmera fique sobre um equipamento estável enquanto o fotógrafo espera pelo momento certo. Além disso, a qualidade será muito superior com o uso desse objeto.

Fotografia macro: como a câmera deverá estar bem próxima do objeto, diminuindo a profundidade de campo, o uso do tripé torna-se fundamental para garantir o foco e a nitidez da imagem.