Acessórios fotográficos e seus efeitos

0
1017

Acessórios fotográficos e seus efeitos

O primeiro passo, muito importante, para quem está iniciando na fotografia é saber escolher a câmera e os acessórios fotográficos que irão ajudar a dar o efeito certo em cada foto.

O fato é que todos os acessórios são importantes e cada um deles tem sua função na experiência fotográfica de cada um. Entretanto, existem alguns que são essenciais para que se possa obter o mínimo de resultado.

Pensando nisso, vamos conhecer um pouco mais sobre os acessórios fotográficos e seus efeitos.

  • Lentes

A lente é o mais determinante e importante acessório de uma câmera para uma boa foto. As lentes podem tanto substituir como também complementar a lente atual da sua câmera.

Ela também é uma das principais responsáveis por determinar o estilo que foto que você vai fazer.

Uma dica para quem está começando é investir em lentes com grandes distancias e que sejam versáteis, tais como a 18-135mm ou 28-135mm da Canon pois permitem diversas técnicas.

  • Filtros fotográficos

Os filtros são acessórios fotográficos que são acoplados às câmeras para criar efeitos especiais nas fotos. Eles podem alterar o controle da luz, da cor e até mesmo atuar como uma proteção para a lente.  Os filtros podem ser feitos de gelatina, cristal, vidro e plástico e, na maioria das vezes, possuem o formato circular.

O ideal é ter, pelo menos, uns dois filtros fotográficos: um deles é o polarizador, que ajuda a melhorar detalhes importantes, como o contraste do céu em fotos de paisagens, evitando reflexos indesejados; O segundo é um filtro UV que também funciona como protetor, porém com o extra de impedir que sejam captados raios ultravioletas pela lente da câmera, o que altera a cor das paisagens, por exemplo.

Veja os filtros que disponibilizamos em nossa loja:
https://www.lumitecfoto.com.br/departamento/38/Filtros

 

  • Para-sol

O Lens Hood, ou para-sol, é um dos acessórios fotográficos mais clássicos. Ele é leve, não costuma ocupar muito espaço .

Esse é um dos maiores aliados de um fotografo pois ajuda a evitar luzes indesejadas, tanto no sol ou na iluminação artificial, tal como os flares, que são as luzes espelhadas que se refletem dentro da lente objetiva, ou mesmo do corpo da câmera.

A corola, flor, pétala ou, como é mais conhecida, a tulipa, é utilizada para lentes grande angulares, tal como a 18-55mm, enquanto os cilíndricos são voltados para lentes de zoom de distâncias focais variáveis.

Então, quanto mais longa for a distância focal, mais longo deverá ser o para-sol para que a eficiência seja aumentada.

Então, a dica é ficar atento ao manual da lente para entender qual o para-sol mais adequado. Isso tudo sem falar nas variações de materiais, tamanhos, encaixes e diâmetros que variam bastante.

Além disso, quando comprar a sua câmera, verifique se o para-sol já acompanha. Caso tenha que comprar, procure comprar sempre um que seja da mesma marca da sua câmera e também verifique a firmeza no encaixe.

Veja os para-sol que disponibilizamos em nossa loja:
https://www.lumitecfoto.com.br/categoria/155/PARASOL-e-TAMPA/Parasol

 

  • Disparador remoto

Para se obter fotos mais nítidas o melhor é que a câmera esteja bem firme e isso pode ser feito colocando-a em um tripé, em uma superfície plana ou em mãos muito bem treinadas.

O que acontece é que para certos tipos de fotografia, como de estrelas ou feixes de luz, ao disparar a foto manualmente pode ocorrer um tremor. O problema é que em baixas velocidades qualquer movimento, por mínimo que seja já influencia o resultado da captura.

Dessa forma, nada melhor do que contar com um disparador remoto ou mesmo com o timer da câmera. Entretanto, é preciso lembrar que o disparador deve estar de acordo com o equipamento, isso é o modelo e a câmera.

O melhor de tudo é que é um dos acessórios fotográficos que conta com uma grande variedade de modelos, ou seja, com cabo, sem fio e até mesmo aplicativos de celular.

Então, aproveite essas dicas, escolha bons acessórios fotográficos e obtenha um excelente resultado ao fotografar. Boa sorte!

Veja os disparadores que temos disponível em nossa loja:
https://www.lumitecfoto.com.br/busca.aspx?q=disparador

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here