Canon, Nikon ou Sony?

0
5694

Canon, Nikon ou Sony qual escolher?

Alguns fotógrafos questionam sobre alguns modelos de câmeras Nikon de baixo custo que não possuem motor de foco, por outro lado, as Canon de baixo custo, possuem e mesmo as lentes mais baratas, podem utilizar o autofoco.

Além disso, as dificuldades e falta de praticidade em utilizar sua interface, e assistência conveniada no brasil, entre outras questões, fazem com que muitos prefiram Canon.

Apesar muitos pontos negativos, vemos alguns fotógrafos sempre utilizaram câmeras Nikon e não as trocam por nada. Uma vantagem da Nikon, é que eles conseguiram alavancar sua tecnologia nas câmeras mais sofisticadas ao utilizar os sensores de imagem fabricados pela Sony, isso tem agradado à muitos fotógrafos exigentes.

Mesmo assim, tudo nos faz acreditar, que Canon seria a melhor opção, porém, dependendo das finalidades fotográficas, isso pode ser bem diferente. Por exemplo:

Se você pretende praticar astrofotografia (técnica fotográfica aplicada à investigação astronômica; fotografia dos astros ou eventos celestiais), a Nikon oferece a solução pra você, com uma câmera praticamente exclusiva para essa prática, a Nikon D810A 36mp por exemplo.

Esse avanço tecnológico, tem feito com que grandes marcas se movam para não ficarem para trás, mantendo qualidade, atribuída de novas tecnologias e de certa forma, preços acessíveis, faz com que fiquem equiparadas, fazendo com que o que era exclusividade de uma, se torne padrão de fábrica em pouco tempo para todas.

O que podemos definir é: nada supera o conhecimento. Você precisa saber sua finalidade e principalmente, conhecer o equipamento, assim você conseguirá escolher a melhor e mais pontual de acordo a sua necessidade.

Enfim, talvez você precise de um modelo Canon para aproveitar aquelas lentes macro, outro modelo Nikon quando estiver fotografando as estrelas, ou mesmo a Sony, quando estiver fazendo fotografias noturnas, aproveitando a sua alta tecnologia de sensores.

De 2016 pra cá, quem vem se destacando são as câmeras Sony, pelo fato de desenvolverem sensores fabricados com tecnologia melhores que Canon e Nikon; isso faz com que ao subir o ISO, não granule tanto quanto uma Canon ou Nikon, isso é muito bom, pois dependendo do trabalho, você não ficará refém em ter que ter outras lentes e investir mais. Mas, como nada é perfeito, as Sony ainda têm um fator de corte, que deixa a desejar comparando as câmeras fullframe.

Podemos concluir que não existe um equipamento perfeito, e que todas essas marcas cobrem fatias de necessidades específicas do mercado fotográfico. Dizer que Canon é melhor que Nikon, seria como dizer que GoPro é melhor do que ambas.

A tendência é que em um futuro próximo, teremos câmeras mais compactas, leves, inteligentes, a um preço mais, digamos, aceitável.