Dicas para fotografia macro

0
553

fotografia-macro.fw A fotografia macro é focada no registro de pequenos objetos, seres ou detalhes que costumam passar despercebidos no cotidiano. O assunto é fotografado em tamanho natural e pode ser ainda levemente aumentado com a aproximação da câmera ou com o uso de acessórios específicos para isso. Na hora de expor o resultado, as fotografias aparecem bastante ampliadas, causando um grande impacto visual.

Para conseguir as melhores imagens macro é necessário seguir alguns passos e utilizar instrumentos que proporcionem a melhor qualidade de imagem. O tripé, mais uma vez, ajuda muito o fotógrafo a conseguir esse resultado – já que ele oferece estabilidade, seja para evitar os impactos do tremor normal da mão, seja para resolver a falta de profundidade de campo. Como a imagem será ampliada, qualquer oscilação ou movimentação será ainda mais sentida no resultado final.

Quanto ao foco, o mais indicado é o manual. Ele é necessário pois a profundidade de campo na fotografia macro é limitada ao foco, então cabe a você decidir como ele deve ficar. No foco automático é a câmera que determina, impossibilitando que o fotógrafo decida o exato lugar que deve receber a maior atenção.

Para fugir da profundidade de campo limitada, também é preciso trabalhar melhor com a abertura de driafragma. A preferência é que ela seja pequena, entre f/16 e f/22. Somente dessa maneira você consegue o foco perfeito no local desejado para isso, além de estender ao máximo a profundidade. Desta maneira, também será necessária muita luz – para isso, o uso de boas fontes de iluminação, como o flash Nikon ou Canon, são boas opções.

O flash serve para oferecer a luz necessária para a imagem, que, se não estiver bem iluminado, precisará de maior tempo de exposição, trazendo maior possibilidade da foto sair “tremida”. Não tenha medo de usar o flash quando a luz natural não for suficiente. Utilize também acessórios, como o difusor de flash ou os rebatedores, para que a iluminação seja a ideal.

Fotografia macro: investimento

Se você deseja trabalhar com a fotografia macro, precisa investir em bons equipamentos para que o seu trabalho esteja de acordo com o que é procurado pelo mercado. Qualidade e alta definição são as regras dessa modalidade! Invista nas lentes invertidas, anéis de macro, filtros close-up, tubos e foles e lentes específicas.

Se você deseja apenas brincar com a fotografia macro, procure na sua câmera o estilo “Flor”, que permite você fotografar a pouco centímetros do seu objeto principal. Assim você poderá economizar e conseguir uma melhor qualidade.