Introdução ao Balanço de Branco

0
578

O Balanço de Branco é um aspecto da fotografia que vale a pena conhecer bem, pois ele tem um impacto real em suas imagens. Por exemplo, já aconteceu de, ao examinar suas imagens no visor da câmera, você achar que elas estão ótimas, mas, analisando com cuidado posteriormente, descobrir tons inesperados de laranja, azul, amarelo, etc, como na imagem abaixo?

Fotografia

Isso acontece, principalmente, quando os objetos ou pessoas recebem diferentes fontes de luz com uma “cor” ou temperatura de cor diferente. No quadro abaixo você pode entender como acontece a medição da temperatura da luz, que influencia diretamente no resultado final da imagem. Por exemplo, uma iluminação fluorescente acrescenta na foto o conhecido tom azulado que vemos em algumas fotos.

Medição de temperatura e luz

Por causa da influência da luz nas imagens, aconselhamos, principalmente para imagens utilizadas em lojas virtuais / e-commerce, o uso da lâmpada Day Light 5500°. Ela se encaixa na categoria mais branca possível, como mostra a escala. Aqui você pode conferir diferentes tipos de iluminadores com essa lâmpada.

Essas diferenças de temperatura geralmente passam despercebidas pelos nossos olhos, já que eles se ajustam automaticamente, mas fazem toda a diferença para as lentes de uma câmera digital, uma vez que elas não conseguem se ajustar sempre com a qualidade necessária. Então, cabe a nós prepará-las com um ajuste do balanço de branco adequado.

Ajuste do balanço do branco na câmera

Explicando de maneira básica, ajustar o balanço do branco faz com que a cartela de cor da imagem fique mais precisa, contribuindo para uma foto de excelente qualidade.

As câmeras digitais têm diferentes maneiras de ajustar o equilíbrio do branco. É necessário conferir o manual da sua câmera para trabalhar os detalhes essenciais para o ajuste ideal.

Aqui está uma simulação de como você pode encontrar em sua câmera esses detalhes essenciais a serem ajustados:

Balanço de branco automático

Na maioria dos casos, é possível obter um resultado bastante preciso ao utilizar os modos de balanço de branco pré definidos acima. A maioria das DSLR permitem ajustes manuais do equilíbrio de branco, garantindo que seja mais fácil obter uma imagem de alta qualidade.

Aperfeiçoando os resultados com cartão branco

Quando os modos de ajuste do equipamento não são suficientes, você pode fazer uso de outros recursos para aumentar a qualidade da imagem, como o cartão de referência de branco.

A imagem a seguir mostra alguns livros em uma estante e foi capturada usando o modo Auto White Balance. A luz no meu quarto é de três lâmpadas com tom amarelado. Veja como ficou o resultado e perceba que a imagem é muito quente, graças aos tons de amarelo que aparecem nela.

Fotografia

Agora, podemos ver a mesma imagem, mas dessa vez com a utilização de um cartão branco para mostrar à câmera a exata referência de branco que ela deveria adotar. Bastou efetuar um disparo sobre esta definição e em seguida fotografar novamente os livros, conseguindo uma difusão de cores mais próxima da verdadeira, diferente da primeira imagem.

fotografia

Guarde essas dicas e garanta que suas fotos sejam sempre reconhecidas pela sua incrível qualidade!