A mente por trás da fotografia do filme Gravidade

0
1609

Emmanuel LubezkiO responsável pela fotografia do filme Gravidade, grande vencedor do maior prêmio do cinema americano em 2014, levou para os cinemas do mundo inteiro uma nova e inspiradora visão da imensidão em que nosso planeta flutua, um plano de fundo cheio de beleza e detalhes contrastante para a frieza da história e agonia da personagem vivida por Sandra Bullock.

Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia, conquistou com “Gravidade” seu primeiro Oscar de melhor fotografia, sendo sua 6ª indicação. Nascido na Cidade do México, sua primeira relação com as artes se deu através de seu pai, que era o ator Muni Lubezki. Conheça mais de Lubezki através de seus maiores sucessos.

Gravidade (2013)

gravidade

O filme é a sexta colaboração entre Lubezki e Alfonso Cuarón no cinema e conta a trajetória de uma astronauta que fica à deriva no espaço. Possui um enredo direto, mas se destacou por conta da qualidade estética e técnica com que foi feito. Para quem assiste o filme, principalmente nas telas maiores, a sensação é de que o diretor foi até o espaço com todo o seu equipamento fotográfico para captar as melhores imagens.

Além do júri da Academia, muitas outras personalidades declararam publicamente o apreço pelo filme. O diretor James Cameron, responsável pelo maior sucesso do cinema, Titanic, declarou em entrevista que o filme Gravidade é o melhor registro de fotografia do espaço já realizado.

A Árvore da Vida (2011)

Árvore da Vida

Buscando atingir o público questionando o sentido e significado da vida, o filme possui diálogos minimalistas, deixando a responsabilidade para as imagens. O fio condutor é uma família que perde seu filho, mas esta não pode ser considerada a história do filme.

Dirigido por Terrence Malick, ele recebeu grande destaque por ser um filme com muitos méritos artísticos e técnicos, sendo o 5º filme do diretor de fotografia a ser indicado ao prêmio da Academia de Cinema. Sendo um prenúncio para o que Lubezki viria a fazer em Gravidade dois anos depois, baseando o filme em imagens e deixando os diálogos em segundo plano.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

Um clássico do cinema gótico, leva a assinatura de Tim Burton na direção e um outro grande nome do cinema e da música, Danny Elfman. O filme é uma adaptação de um conto de Whashington Irving, datado de 1820, retratando um thriller que se passa em 1799.

A fotografia merece destaque principalmente nas cenas de perseguições e assassinatos, proporcionando maior suspense ao espectador e entrando em perfeita harmonia com a trilha sonora de Elfman. O filme se tornou um grande nome do gênero e uma grande referência na carreira de Lubezki. Ao contrário dos outros dois filmes citados, neste a fotografia se destacou ao acompanhar as ideais do roteiro.