Posso usar um flash de marca diferente da minha câmera? Descubra!

0
2520

Equipamento fotográfico

A dúvida já passou pela cabeça de muitos fotógrafos, amadores ou profissionais: é possível utilizar um flash de marca diferente da câmera? As fabricantes normalmente recomendam usar sempre um conjunto da mesma marca, mas essa recomendação pode sofrer modificações, desde que você se atente a alguns pontos.

Ou seja, não é necessário ter uma câmera Nikon para utilizar o flash Nikon, por exemplo, ou vice-versa. Porém, o mais importante é que você tenha em mente o estilo de fotos que você está buscando tirar e qual é o seu equipamento, podendo escolher os complementos que melhor combinem com o conjunto que você já possui.

Existe diferença?

Basicamente, a eficiência deverá ser a mesma. No entanto, algumas funções terão de ser feitas manualmente, já que os comandos automáticos são produzidos para interagirem com as câmeras da mesma marca. Apesar de tirar um pouco da praticidade ao fotografar, muitos profissionais já têm a preferência em usar os flashes em função manual, mostrando que são poucas as diferenças no resultado final. A melhor maneira, porém, de saber qual é o seu estilo de fotografar é experimentando.

Como escolher um flash

O principal é você saber como usará o flash, pois se mal controlado ele pode substituir as perspectivas da imagem e trazer resultados muito diferentes do esperado – e não tão bons. Porém, ele também pode ser imprescindível para alcançar o seu objetivo.

A maior parte das câmeras já possui um pequeno flash de preechimento, como é chamado esse dispositivo. Ele costuma ficar acima do sistema de mira e sua abertura pode ser automática ou manual. Mas para quem deseja ir mais longe em sua experiência com fotografia é necessário ter pelo menos um flash externo.

Os modelos mais procurados por profissionais costumam ser os da Canon, Sony e Nikon, enquanto Olympus, Pentax, Samsung e Panasonic oferecem equipamentos de “entrada”, com menor valor e funções mais simples, porém sem perder a qualidade. A única atenção indispensável é em relação à escolha do flash compatível com o seu tipo de câmera, bastando olhar nas especificações do produto para obter essa informação.