Como proteger seu equipamento fotográfico no verão

0
633

Como proteger seu equipamento fotográfico no verãoAs altas temperaturas do verão são muito convidativas para a realização de fotos externas. No entanto, em ambientes fora de seu estúdio fotográfico seu equipamento pode estar propenso a sofrer com os efeitos do calor, sol, vento; além de outros resíduos, como areia, terra e até mesmo água. Por isso, é muito importante tomar cuidado para que você não cause danos aos equipamentos ou prejuízos à sua sessão de fotos.

Como proteger seu equipamento do sol

A não ser que você possua uma câmera preparada para enfrentar qualquer situação, como a Canon 7D, você deve tomar muito cuidado para que o calor não danifique sua máquina fotográfica ou o restante de seu equipamento. Cada material apresenta uma resistência diferente ao calor e a exposição contínua ao sol pode fazer com que algumas partes derretam ou fiquem deformadas. O ideal é evitar que o equipamento fique exposto ao sol, ou ainda protegê-lo com um papel alumínio ou pano limpo de cor clara, de preferência.

Durante uma sessão de fotos ao sol, cuide para que seus equipamentos mais sensíveis, como a câmera fotográfica, fique protegida, principalmente enquanto não está usando. Esquecer seus utensílios dentro do carro, debaixo do sol, também é um risco muito grande, que pode comprometer a eficiência de todas as suas ferramentas de trabalho posteriormente.

Efeitos do vento em sua fotografia

O vento pode ser prejudicial para o resultado de sua sessão de fotos, comprometendo a estabilidade e ocasionando quedas em seu equipamento. Em ambientes externos, onde a iluminação está ideal para o seu objetivo, ao desligar o flash você precisa segurar a câmera por mais tempo para captar a imagem. Quando o vento está muito forte, a estabilidade nesses casos fica ainda mais comprometida, e, dependendo da intensidade do vento, um tripé pode auxiliar bastante.

Seu equipamento na praia

A praia une diversos vilões para o seu equipamento: areia, vento e água salgada. Caso seja necessário levar seus instrumentos para a praia, tome o dobro de cuidado. A areia, assim como a terra, além de riscar o visor e a lente de sua câmera, podem interferir no funcionamento dela.

A praia se torna, portanto, um ambiente ainda menos seguro para seu equipamento pois ele pode entrar facilmente em contato com a água – com um agravante, o sal. A água salgada pode trazer ainda mais danos, tanto para a câmera quanto para o restante de seu equipamento. A melhor maneira de protegê-los é utilizando embalagens impermeáveis e, no caso de chuvas, evitar ao máximo fazer uma sessão de fotos, caso seus instrumentos não sejam preparados para a situação.

Consiga o melhor desempenho

Para conseguir o melhor desempenho de seu equipamento fotográfico é importante seguir todas as recomendações do fabricante. Se a sua câmera fotográfica não é apropriada para um determinado ambiente ou condições, o melhor é não arriscar. Desta maneira você consegue as melhores fotos e durabilidade dos seus utensílios, economizando tempo e dinheiro.