Dicas de fotografia em preto e branco

0
519

Foto preto e branco

Quando a fotografia “nasceu”, no século 19, ela era em preto e branco, e todos os princípios para se captar imagem, pode-se dizer, surgiram antes mesmo da fotografia colorida. Mas o que leva uma pessoa a fotografar em preto e branco ainda hoje? Optar pelo estilo é uma maneira de conseguir uma foto mais artística, poética. Para registrar alguns eventos, como formaturas e casamentos, ela é ainda mais utilizada, significando a eternização e importância do momento – sem as cores para “distrair”, a emoção é passada com maior intensidade.

Fotografando em preto e branco

Muitas câmeras já oferecem a opção de fotografar em preto e branco. No entanto, isso pode ser um fator limitante para quem gostar de editar uma imagem. Muitos fotógrafos aconselham, nesse caso, a fotografar colorido e depois, durante o processo de edição, aplicar os filtros e efeitos que você desejar, inclusive o preto e branco.

Mas conseguir uma boa foto em preto e branco não está apenas no momento de edição. Algumas técnicas podem auxiliar para conseguir o máximo de detalhes e tonalidades, como por exemplo o uso do rebatedor, que consegue iluminar o assunto principal da foto sem estourar o fundo – algo muito importante em uma foto onde qualquer detalhe deve ser sobressaltado para fazer diferença.

É recomendado também que você diminua o ISO para menor padrão possível. Se você deseja um efeito granulado, é aconselhável que você o acrescente também na pós-produção. Porém, fique atento com a velocidade do obturador, para que o seu assunto principal não fique borrado.

Quando fotografar

Os dias nublados são perfeitos para quem deseja conseguir belas imagens sem cor. A luminosidade e a cor branca do céu – na imagem final – dão um excelente contraste para a foto, criando um visual impressionante. A prática de capturar imagens em preto e branco também ajuda a “enxergar com essa cor”, ou ausência dela.

Quanto mais você fotografa, melhor você vai entender quando uma cena poderá render uma bela fotografia. Então experimente sem medo!