Fotografia RAW: extraia a melhor qualidade de sua câmera

0
546

RAW E Jpeg

A fotografia RAW é mais um formato do que um estilo que pode ser alcançado em basicamente qualquer câmera digital. Este formato proporciona imagens em alta definição do que está sendo capturado, gerando tamanhos mais “pesados”, dando origem ao seu nome RAW, palavra do inglês que significa algo “bruto”.

Ao contrário do que acontece com as fotos em JPG, em que a imagem é captada como se já estivesse “revelada” (em comparação às câmeras analógicas), o formato RAW é verdadeiramente cru, ou seja, precisa receber um tratamento antes de ser vista.

O “negativo”

Fazendo uma relação com as máquinas analógicas fica mais fácil de entender o efeito do formato, pois ele também é conhecido como o “negativo da câmera digital”. Ou seja, a foto em RAW não recebe um tratamento automático como é comum em outras fotografias.

Toda câmera possui sensores que recebem a quantidade de luz existente no momento em que o botão da máquina é pressionado. A partir desse ponto, o processador recebe um sinal e interpreta a informação pelos seus pixels, criando um mapa de cada ponto. Esse mapa é o que o sensor pode captar e só gera a imagem que vemos depois de um “tratamento”.

Quando vale a pena fotografar em RAW

Apesar de garantir uma excelente qualidade na imagem, quando fotografamos em RAW existe um trabalho posterior para editar as imagens, tornando o processo menos prático do que fotografar diretamente em JPG. Portanto, quando a fotografia é tirada em RAW o fotógrafo já precisa ter em mente que precisará dedicar um tempo para a edição do resultado.

O formato é ideal para as ocasiões em que o fotógrafo quer ter mais autonomia no resultado final do ensaio fotográfico, já que ele é responsável por fazer os ajustes manualmente. Ele se adapta muito bem a editoriais e eventos, onde a imagem precisa ter uma qualidade muito maior, ou ainda em locais em que a condição da iluminação não seja a mais adequada ou onde você não possa levar seus equipamentos fotográficos. Algumas câmeras oferecem a possibilidade de registrar as duas imagens em dois formatos, RAW e JPG, porém o espaço disponível no cartão deve ser muito maior.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here