portfolio

Independente da área de atuação, seja na publicidade, design ou fotografia de eventos, para uma boa apresentação de trabalhos fotográficos, é preciso ter em mãos um portfólio bem elaborado. Nele estarão reunidos todos os seus melhores projetos, que serão o cartão de visitas para comprovar a credibilidade e a qualidade do seu trabalho e do seu talento. Separamos algumas dicas para você apresentar um portfólio incrível!

A primeira impressão é a que fica

Na hora de montar o portfólio, a ordem dos fatores altera, sim, o produto! Por isso, o mais indicado é que você comece com o seu melhor trabalho, aquele que mais impressiona, porque fará com que o seu entrevistador, por exemplo, veja o restante dos trabalhos com outros olhos.

Coloque um pouco da sua personalidade

A principal dica para destacar o seu portifólio do demais é deixá-lo com a sua cara, expressando através dele um pouquinho da sua personalidade e do seu perfil como profissional. Por isso, apenas coloque nele trabalhos que você realmente se envolveu e teve uma participação efetiva. Se o seu objetivo é concorrer a uma vaga de fotógrafo, por exemplo, não mostre um projeto que um amigo fotografou e você cuidou da iluminação e do cenário. É importante que o material seja condizente com o que você busca.

Não se esqueça do básico!

Algumas vezes focamos tanto em apresentar algo diferente e inovador que acabamos nos esquecendo de questões básicas, como a variedade dos temas e a real qualidade da fotografia. Quando for escolher as fotos, escolha aquelas em que a iluminação estava adequada e as que foram tiradas usando equipamentos mais específicos, como um hazy light, um rebatedor, um filtro diferente, mas isso não impede que você adicione imagens mais autorais, que são amis conceituais e nas quais você usou técnicas de produção diferentes. Ter ambos os tipos de projeto para apresentar mostra versatilidade, que talvez seja um dos pontos de mais destaque em fotógrafos de sucesso!
Boa sorte na montagem do seu portifólio!