O que todo fotógrafo precisa saber para começar a montar seu próprio estúdio fotográfico?

0
1567

O que todo fotógrafo precisa saber para começar a montar seu próprio estúdio fotográfico?Fotografar é algo que vai muito além do que pegar um celular e fotografar uma cena que nos interessa. Envolve dom, amor, criatividade e uma singularidade no olhar.

Mas também não é apenas com isso que você virará fotógrafo profissional. Como os iniciantes podem não dispor de muito dinheiro para montar um estúdio como o dos grandes fotógrafos, segue dicas importantes para vocês começarem a montar seu próprio estúdio com o máximo de qualidade e profissionalismo.

Local

Ele será fixo ou móvel? Isso importa muito. Em casa você precisa ter um espaço para ficar com o seu estúdio lá, sempre montado. Ou então deixar os materiais fáceis para que você possa montar e desmontar o estúdio rapidamente na ausência de um espaço que seja específico para ele. Esse primeiro passo é importante por que se for difícil montar o seu estúdio, você ficará com preguiça de fazê-lo, e o mesmo vale para o estúdio móvel – se não for fácil de montar, será um obstáculo que lhe impedirá de fazer seu trabalho.

O que você irá fotografar?

Qual o seu objeto de fotografia? Objetos pequenos (como copos) ou grandes (como pessoas de corpo inteiro)? Isso refletirá diretamente no tamanho do seu estúdio. Objetos pequenos podem ser fotografados em lugares pequenos. Já os grandes demandam lugares maiores (no caso de pessoas, para elas se movimentarem, trocarem e poder fotografá-las de corpo inteiro). As paredes não podem ser brancas, pois a iluminação refletirá na imagem e o fotógrafo perde o controle da luz. Cores escuras e neutras (cinza, preto, marrom) são as ideais.

Iluminação

O básico da iluminação consiste em uma luz principal, a de preenchimento e uma luz de fundo. Com esses três equipamentos fotográficos você pode realizar muitos trabalhos. Depois de trabalhar com elas você pode adicionar mais, se necessário.

Com essas pequenas e pontuais dicas, vocês estarão a um passo mais perto de ter um estúdio profissional e começar a carreira de fotógrafo com o pé direito. Boa sorte!