O que todo fotógrafo precisa saber sobre: Flash rebatido manualmente

0
2050

O que todo fotógrafo precisa saber sobre: Flash rebatido manualmenteBater fotos é diversão pura. Gravar aquele momento único e lembrar-se dele por vários anos. A cena tem que ser registrada da melhor maneira possível. Ruim é você registrar aquele momento único e, ao revelar a imagem ou, momentos depois dela ter se esvaído, perceber que ela está escura ou clara demais. Com olhos vermelhos, sombras. Um momento, no mínimo, não registrado como você queria.

O problema não está na sua câmera, mas sim no mau uso do flash. Muitos acham que ele deve ser usado apenas de noite e na completa ausência de luz. Estão errados. O Flash pode ser usado para salvar aquela foto que tem tudo para ficar escura. Mesmo de dia!

Usando o rebatedor como aliado

Um dos acessórios de fotografia mais básicos e essenciais é o rebatedor. O que muitos não sabem é que ele pode ser feito simplesmente com uma cartolina ou um pedaço de E.V.A.

Ele serve para espalhar a luz do flash sobre a superfície do objeto fotografado com o intuito de dar um aspecto mais natural e harmonioso à imagem.

A luz direta do flash faz os objetos e pessoas ficarem claros demais e, o fundo da imagem, muito escuro.

Dicas para melhorar a luz da sua fotografia

Em ambientes fechados, usa-se o flash rebatido no teto e paredes brancas para que elas reflitam a luz no ambiente inteiro, deixando uma luz mais homogênea e evitando sombras.

Em ambientes abertos – e de dia! – usa-se o flash para “quebrar” a luz natural, que pode deixar uma pessoa, por exemplo, com um lado do corpo claro e o outro cheio de sombras. Ou quando uma luz ao fundo é muito forte – deixando o primeiro plano negro demais.

É sempre bom você saber os alcances mínimos e máximos do flash para que você saiba trabalhar com ele sem frustrações.

Com essas pequenas dicas você conseguirá registrar cenas memoráveis com sua câmera sem se arrepender do resultado depois.