O que todo fotógrafo precisa saber sobre: tubos de extensão para fotos macro

0
509

O que todo fotógrafo precisa saber sobre: tubos de extensão para fotos macroFotógrafos são descobridores de mundos. Com os clicks, descortinam realidades, descobrem fantasias. Muitas delas minúsculas, microscópicas. Esse é o cado das fotos macro. Quem nunca quis fotografar um inseto ao ponto de mostrar os mínimos detalhes do pequeno bichinho? Os curiosos tentam descobrir como se consegue tais imagens, os fotógrafos mais novos sonham com o dia em que poderão comprar uma lente macro, que, devido ao seu preço, não é muito acessível.

Tubos de extensão

Mas há opções mais baratas para conseguir imagens de qualidade macro, sem gastar muito. São os tubos de extensão, itens que, a partir de hoje, não deve sair jamais do seu kit estúdio fotográfico. O que ele faz é aumentar a distância da lente para conseguir chegar mais perto dos objetos fotografados. Qualquer lente tem uma distância mínima e máxima. Para que isso? Para você saber a partir de qual distância a sua lente começa a perder o foco, a nitidez e, consequentemente, a qualidade da fotografia. Uma das vantagens é que esse objeto é excepcionalmente mais barato do que uma lente macro. Muitos tubos não chegam a custar R$100 e são ajustáveis. Por não terem nenhum componente de vidro, a qualidade da imagem é como se não houvesse nada entre o corpo e a lente da câmera.

Dicas para a qualidade da foto

Quanto mais longe a lente do diafragma (no corpo da máquina), mais ela conseguirá se focar no objeto sem perder qualidade. Devido a distância da lente até o interior da máquina é normal que um pouco de luz se perca. É preciso, então, ter exposições maiores ou o uso do flash. A qualidade de uma imagem com tubo para a com uma lente macro são perceptíveis, mas poucas. O que faz a primeira opção ótima escolha entre novatos e experientes.