Como montar um estúdio fotográfico

0
551

estudio fotograficoAo iniciar a montagem de um estúdio, algumas dúvidas surgem naturalmente, e podemos até ficar um pouco confusos na hora de tomar as decisões. Por onde começar e o que comprar primeiro? Em relação à iluminação, o que devo considerar na hora de montar um estúdio fotográfico? Devo adquirir todos os acessórios indicados em sites e blogs especializados ou apenas alguns deles são realmente necessários? Para ajudar nesse agradável e divertido dilema (afinal, é muito gratificante ver o seu próprio estúdio tomando forma), reunimos algumas dicas que podem facilitar as escolhas nesse momento.

O que o meu estúdio fotográfico precisa ter?

Seus equipamentos, de um modo geral, dependem diretamente do tipo de trabalho que você vai desempenhar no estúdio e na área disponível. Você pretende fazer fotos de moda, book, still, animais, ou um pouco de cada? Seu espaço é grande ou pequeno? Com essas informações realmente delineadas, fica mais fácil direcionar a compra dos equipamentos.

De uma forma geral, uma configuração básica de estúdio deve ter luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo, rebatedor, hazy light, sombrinha, tripé para a câmera e tripés para as luzes e fundo infinito. Aliás, tenha bastante cuidado com o fundo infinito: ele deve ser espaçoso e largo o suficiente para abrigar todo o objeto ou pessoa na cena, sem que fique faltando pedaços ao fundo, o que pode prejudicar e afetar a qualidade final da imagem. Se você também optar por fotografar produtos, uma mesa para still também é muito importante, pois oferece melhores condições de luz no momento da foto.

Pense no seu espaço disponível. Um estúdio muito reduzido pode dificultar a fotografia de pessoas, por exemplo, visto que há necessidade de se movimentar e caminhar pelo ambiente.

Importante: esse formato pode variar livremente, e é apenas uma indicação que pode auxiliar na escolha dos seus equipamentos.