Quais são os equipamentos essenciais para montar um estúdio fotográfico caseiro?

0
9400

Com a diversidade de equipamentos disponíveis hoje em dia, fica difícil saber por onde começar ao montar um estúdio fotográfico caseiro. Na verdade os equipamentos necessários variam de acordo com a finalidade do estúdio.

Com o intuito de dar uma luz a quem pretende seguir este caminho, vamos listar alguns equipamentos essenciais para essa tarefa. Confira!

Já imaginou montar seu próprio estúdio fotográfico em casa? Veja ...

A câmera fotográfica

Hoje em dia as câmeras compactas possibilitam a realização de ótimas fotos, às vezes chegando próximo ao nível profissional. Mas quando você tem um estúdio, seu cliente espera um trabalho de maior qualidade, portanto o ideal é uma câmera profissional ou uma DSLR.

Além da qualidade da foto em si, essas câmeras trazem outras vantagens, como a possibilidade da troca de lentes e de acoplar outros equipamentos para sincronização do flash externo.

A iluminação

Em um estúdio é importante ter controle sobre a luz e alguns equipamentos e acessórios são imprescindíveis para essa tarefa. Confira alguns deles:

Gerador de potência

O gerador é o aparelho onde o flash é ligado, geralmente podendo ser conectado mais de um. Eles podem ser simétricos, onde a potência é divida igualmente entre os flashes, ou assimétricos, onde cada um tem uma potência especifica.

Flashes ou tochas eletrônicas

Para iniciar um estúdio é recomendável que se tenha ao menos duas fontes de luz, possibilitando assim uma iluminação principal e uma de preenchimento, caso seja necessário.

Kit 2x Tocha Godox Sk300 Ii Digital P/ Estúdio 600w 220v Nfe - R ...

O ideal é que se tenha dois flashes externos, pois são mais potentes e dão maior autonomia ao fotógrafo, que pode direcioná-los da melhor forma e combiná-los com outros acessórios.

Fotômetro

Este equipamento proporciona a correta leitura da luz, possibilitando obter os melhores resultados possíveis na iluminação de uma foto.

Fotômetro Sekonic Digital Litemaster PRO L-478D Touch Screen

Os acessórios modificadores de iluminação

Existem muitos acessórios capazes de dar suporte à iluminação, resultando em fotos com uma melhor luminosidade. Alguns podem trazer efeitos mais específicos, adequados apenas a certos tipos de fotografia. Sendo assim, listaremos apenas acessórios que podem ser úteis a uma ampla gama de fotos.

Tripés

Essenciais para manter os flashes e a câmera imóveis, garantindo estabilidade. Confira alguns modelos de Tripés.

Refletor 

É acoplado à luz, evitando que ela se espalhe e deixando-a direcionada apenas ao objeto desejado. Existem diversos tamanhos e formatos, podendo ser parabólicos, circulares ou afunilados. Veja os modelos.

Softbox

A tradução literal do seu nome em inglês é algo como “caixa suave”, que define o que ele é e o que ele faz.

Em um formato quase como uma caixa, ele envolve o flash e faz com que sua luz ultrapasse um tecido translúcido, resultando em uma luz mais suave, destacando os detalhes na imagem.

Sombrinha

A luz do flash rebatida no fundo de uma sombrinha proporciona uma luz difusa com cobertura bastante extensa.

A cor no fundo da sombrinha reflete no efeito final da foto, então se o fundo for branco a luz será suave, se for prateada ela será dura e se for dourada terá um efeito quente, mais amarelado.

Rebatedor

Em diversos formatos e com cores iguais às do fundo da sombrinha, eles rebatem a luz principal do flash, levando iluminação às partes onde há sombras. Muitos fotógrafos criam seus próprios rebatedores com isopores, alumínios e outros materiais. Existem vários tutoriais ensinando isso pela internet. Além dos formatos caseiros, os mais indicados são os rebatedores já fabricados para a função.

O fundo

Os fundos mais utilizados são os brancos e pretos, mas também podem ser usados fundos com desenhos ou paisagens. Os materiais podem ser diversos: papel, tecido, EVA, TNT, etc. Faça testes e descubra qual é o ideal para você.

O computador

Um computador capaz de processar as fotos com rapidez é necessário tanto para mostrar o resultado do trabalho para o cliente como para editar suas fotos.

Cada equipamento tem características que beneficiam mais determinados tipos de fotografia. As lentes escolhidas para a câmera, a potência dos flashes, a necessidade de trocar os fundos – essas características e acessórios, por exemplo, são relativas a cada ramo da fotografia.

Antes de comprá-los faça uma pesquisa para descobrir quais são os ideais ao seu objetivo. Mas lembre-se também que o domínio da técnica é imprescindível, pois só assim é possível contornar algumas “deficiências” em equipamentos.

Está montando seu estúdio fotográfico caseiro? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo neste empreendimento.

Para entender mais do mundo da fotografia e entender mais sobre equipamentos viaje pelo nosso blog ou acesso o nosso site: www.lumitecfoto.com.br